domingo, 21 de novembro de 2010

Projeto de Leitura TEMA: CONVIVENDO COM AS DIFERENÇASSUBTEMAS: Ética e Generosidade

Projeto de Leitura
TEMA: CONVIVENDO COM AS DIFERENÇAS
SUBTEMAS: Ética e Generosidade
LIVROS: Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial, de autoria de Laé de Souza, Publicado pela Editora Ecoart.
PERÍODO: I e II UNIDADE
REALIZAÇÃO: Alunos, Professora: Valdirene dos Santos Pereira
Coordenação: Betânia Orrico e Dulce Cristina
Diretora: Marlene Marculino
Vice-Diretora: Elzileide
Secretária: Tânia Matos.

JUSTIFICATIVA


    As relações do ser humano com o mundo globalizado requerem do educando a aquisição de conhecimentos que contribuam para o uso da língua falada e escrita de forma plena.
  Dessa forma é necessário que o educando, tenha a oportunidade de ampliar as possibilidades de integração e participação ativa na cultura escrita, a partir da leitura de diversos textos.
    Considerando as capacidades já desenvolvidas de modo a favorecer a familiarização com os novos conhecimentos, participando de situações da realidade social que possibilite uma reflexão acerca das diferenças e aceitação do outro a partir das experiências do cotidiano.
  Objetivo Geral
• Desenvolver as habilidades de interação oral e escrita em função e a partir do grau de letramento que o aluno traz de seu grupo familiar e cultural.
Objetivos Específicos
• Identificar os diferentes tipos de textos;
 • Produzir os diversos tipos de textos;
 • Realizar a textualidade;

MAPA CONCEITUAL

LINGUA PORTUGUESA
  • Língua Portuguesa: Linguagem verbal e não verbal (música, dança, desenho, colagem, pintura).
  • Tipologia Textual
  • Estrutura Textual (Pontuação, espaçamento, separação de sílabas,paragrafação, direção da escrita).

PRODUÇÃO TEXTUAL

·         Seqüência lógica dos fatos;
·         Ortografia;
·         Palavras,letras, sílabas e sons (inicial,medial e final);
·         Expressão oral.

MATEMÁTICA
  • Unidade de medidas (tempo e comprimento);
  • Gráficos;
  • Situações problemas (envolvendo as quatros operações);
  • Cores;
  • Formas Geométricas;
  • Seriação/ordenação;
  • Escrita dos Números;
  • Direito e esquerdo;
  • Antecessor e sucessor;
  • Crescente e decrescente;
  • Adição e subtração;
CIÊNCIAS
  • Diferenças: Social e física;
  • Órgãos dos sentidos;
  • Ambientes Naturais
  • Alimentação;
  • Ar;
  • Meio ambiente;
  • Animais;

GEOGRAFIA

·         Desigualdades Sociais;
·         Moradias;
·        

História
  • Identidade;
  • Direitos e deveres do cidadão;

·         OPERACIONALIZAÇÃO


O projeto será desenvolvido através de :
Leitura do livro de literatura
Conversa informal; • Fazer reflexão sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo, de forma contextualizada, a gramática da língua, as características de
cada gênero e tipo de texto, o efeito das condições de produção do discurso na construção do texto do seu sentido.
Reportagens sobre animais domésticos
Reportagens sobre animais em extinção
Exibir filmes sobre cães ou outro animal
Pesquisas na literatura infantil, incluindo gibis, personagens famosos de cães 
Leitura compartilhada;
Pesquisa orientada, relacionada a historia ;
Comentários orais;
Dramatizações;
Jograis;
Recital de poema (construídos pelos alunos);
Correção de escrita a partir de reescrita;
Escrita de cartas
Confecção de cartazes;
Lista de personagens; palavras com dificuldades ortográficas;
Montagens de textos;
Formação de palavras

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
Quinho e o seu cãozinho – Um cãozinho especial, de autoria de Laé de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário