PROJETO: ANIVERSÁRIO DE GANDU - SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ciências:
· Animais (fauna da região – vertebrados, invertebrados, habitat, alimentação, características físicas, semelhanças e diferenças, reprodução, extinção);
· Vegetais (agricultura regional – cacau, banana).
Geografia:
· A modificação da natureza;
· Paisagem rural e urbana;
· O Bairro: localização (mapa), organização, principais problemas, transformações ocorridas, classe social, qualidade de vida, preservação;
· O Município: localização, atividades econômicas, comércio, indústria, população, vegetação, clima, hidrografia, relevo, transformações, serviços prestados a população, festa, saneamento básico, lazer;
· O homem e a natureza – recursos naturais, exploração da natureza, preservação do ambiente, transformações ocorridas na cidade – a cidade e a sua paisagem.
História:
· História de Gandu (festas, costumes, personalidades, etc.).
METODOLOGIA:
· Leitura de textos informativos sobre a história de Gandu;
· Desenhar a cena da história da cidade que considerou mais marcante. Expor os trabalhos. Pedir aos alunos que se expressem sobre a experiência e fazer observações relativas aos aspectos físicos, históricos, geográficos e sociais de suas produções.
· Observação de fotos antigas e atuais da cidade de Gandu, identificando ruas e bairros (dar preferência a fotos em que aparece as ruas e bairros onde as crianças residem e estudam). Enfatizar a idéia de que no passado (noção de tempo), existiam crianças que hoje são adultos que, como elas, também iam à escola para aprender, brincar e ouvir histórias;
· Convite a alguém da comunidade para ir à escola, contar como era a rua, o bairro e a cidade antigamente (o foco deve ser a paisagem, a estrutura, o número de habitantes, e não problemas como a violência);
· Leitura e interpretação de fotos / gravuras com imagens que retratam o modo de vida (roupas, penteados, acessórios) dos antigos moradores de Gandu;
· Visita a uma fazenda de cacau ou de criação de animais ou observação de gravuras onde apareçam a fauna e a flora da região. Comentar com os alunos sobre os derivados do cacau (chocolate, suco). A visita pode ser ainda a uma empresa de cacau;
· Desenhar ou fazer maquete de uma fazenda e dos animais estudados, inclusive do animal de estimação ou do qual o educando goste mais;
· Exposição dos desenhos de animais, classificando-os em ovíparos e mamíferos;
Nenhum comentário:
Postar um comentário